Em momentos de crise de repente perdemos o chão ao nos depararmos com a surpresa do fechamento da empresa em que trabalhamos. Não bastasse a perda do rendimento mensal ainda fica a dúvida sobre os direitos trabalhistas, se iremos receber ou não, e a pergunta fatal é: O que eu devo fazer agora?

Há duas situações distintas

Há duas situações distintas num fechamento de uma empresa. A primeira, pode ter ocorrido por decisão de seus proprietários e a segunda por uma decisão judicial de falência. Cada uma dessas situações possuem regras próprias para a solução das dívidas deixadas pela empresa mas seja qual for a situação, a legislação protege o trabalhador, garantindo inclusive que este receba primeiro do que outros credores qualquer valor que a empresa possua ou que venha a obter com a venda do seu patrimônio. Não se obtendo valor suficiente para o pagamento dos direitos trabalhistas, os sócios ou empresas coligadas responderão com seu patrimônio particular.

Então quais são os meus direitos?

Assim, o fechamento da empresa não fará você perder nenhum dos direitos trabalhistas como saldo de salários, 13º, Férias, FGTS, seguro desemprego, etc.. Em especial o Seguro Desemprego e o FGTS são direitos especialmente criados para esses momentos de desemprego e entendemos o cabimento de danos morais caso a empresa não tenha feito os depósitos do FGTS ou não forneça os documentos para o requerimento do Seguro Desemprego.

Com oque devo me preocupar?

 Neste momento crítico da sua vida o tempo pode ser fatal pois se os recursos da empresa e dos sócios não forem suficientes para pagar todas as dívidas, quem demorar muito para buscar seus direitos pode não receber. Por isso não demore em reunir todos os documentos que tiver sobre seu tempo trabalhado na empresa (carteira profissional, contrato, etc) e levar para um Advogado Trabalhista para que este cuide do seu caso.

Você precisa de ajuda?

Nós da Moreno Advocacia estamos à disposição para ajudá-lo. Não cobramos consultas trabalhistas e não cobramos nenhum valor antecipado. Recebemos apenas ao final o nosso percentual de honorários sobre o valor que você efetivamente receber. Caso não tenha disponibilidade agora, deixe seus dados que entraremos em contato o mais breve possível.

Eu faço parte de um grupo de várias pessoas com a mesma situação, como podemos fazer?

Caso existam outros colegas de trabalho na mesma situação, poderemos entrar com uma ação coletiva em nome de todos os funcionários. 

Atuamos em Americana e toda Região.

Você foi demitido e não sabe o quê fazer?

Deixe seus dados que entramos em contato com você.

NÃO COBRAMOS CONSULTAS TRABALHISTAS

Ajude outros colegas, Compartilhe este conteúdo com que precisa saber disto: